top of page

Você conhece a Inteligência Espiritual?

Atualizado: 28 de jun. de 2025

Se você pesquisar rapidamente na rede pela palavra "Inteligência" há uma infinidade de conceitos começando pela etimologia que vem do latim e das derivações originárias "intelligentia", que pode significar "escolha", "entender", "compreender".

Então, não é de se admirar que apresentem tantas formas, algumas delas a saber: lógica-matemática, linguística, espacial, musical, interpessoal, inspiracional, existencial entre outras. Algumas delas está relacionada com aprendizagem de novos conhecimentos enquanto outras estão ligadas ao autoconhecimento e ao reconhecimento das próprias emoções.

A exemplo, hoje logo cedo acordei pensando nesse assunto, folheei um livro que havia lido anos atrás sobre inteligência espiritual intitulado Desvende o poder da Inteligência Espiritual, de Djalma Pinho, cheguei a óbvia constatação que essa pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que tenha um real interesse de mudança de perspectiva de vida em um nível profundo. Ela está alicerçada em quatro pilares fundamentais: na gratidão, no perdão, na meditação/oração e na compaixão.

Eu não disse que seria fácil, entretanto, é possível. Não se pode nivelar a vida das pessoas sob apenas minha ótica, mas passei por todos esses pilares. A Gratidão bateu na minha porta em um momento de muita dificuldade, financeira, inclusive. Me lamentava por trabalhar tanto e não via retorno, até perceber que meu olhar que precisava ser redirecionado. Comecei agradecendo por coisas que parecem banais: ter o que comer, pela rotina de ter que sair para trabalhar, aproveitava as longas horas transmutando de transporte público para ler livros e revistas edificantes. Evitava o uso celular para não correr o risco de "o dono aparecer". Algo mudou, todos ao meu redor perceberam, eu conseguia fluir, desde então, me chamam de "Zen" mas a vida continuou no ritmo que sempre foi.

O perdão, foi realmente um processo, as lembranças de atitudes de algumas pessoas na minha vida, me geravam pensamentos nocivos de tristeza, mágoa e ressentimento. Até que um dia eu compreendi a frase "Sentir ódio é como tomar veneno esperando que o inimigo morra", dizem ser uma citação de Shakespeare. Na verdade, esses pensamentos depreciativos te fazem ter uma baixa frequência vibracional, esse assunto deixo para outro momento, a verdade é que são sentimentos que te sabotam, pois você se ver menor em relação ao outro, uma vítima, você busca por culpados. Tomei as rédeas da vida, direcionei meu foco para cuidar de mim, anos depois nem a pessoa que tinha me prejudicado me reconheceu.

Se for se alicerçar na neurociência, ele demonstra que tais sentimentos supramencionados, desregula a produção de cortisol no corpo, esse descontrole pode provocar fadiga, estresse, baixa imunidade e grave risco de depressão (PINHO, 2018). É nesse momento que trabalhar essa ressignificação/perdão, te impulsiona produzir serotonina no organismo gerando sentimentos de felicidade. Segundo PINHO (2018), ele tem eficácia quando praticado de forma correta, com persistência e foco no sentir até que se torne um hábito.

A oração e a meditação diária, passou a ser parte da rotina, como escovar os dentes. Como já comentei várias vezes no "Café com Claudinha", meu programa matinal semanal, é quando paro para reflexão e quando não consigo de forma alguma, deixo para antes de dormir. Já falei várias vezes em minhas redes sociais sobre os benefícios e tem muitas lives do passado no meu Instagram @claudinhaleitefeliz, aproveite e procura lá.

E por fim e não menos importante, a compaixão é um dos principais geradores de felicidade. Envolve cultivar a empatia, a sensibilidade e a vontade de ajudar e melhorar relacionamentos. Na Google, por exemplo, eles aplicam esse conceitos tanto na cultura interna para desenvolver a segurança psicológica dos funcionários e na comunicação com os clientes ao responder críticas, mostrando respeito e preocupação com a opinião dos clientes.

Agora, pare o que estiver fazendo: reflita e responda: Como você pode começar a cultivar esses pilares em sua própria vida para encontrar mais propósito e conexão com você e com o mundo?

Se você lembrou de alguém que adoraria

ler esse texto, divulgue!

Gratidão sempre!

Maria Claudia

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Sobre a Masterclass Noite Santas

Nesse período, muitos estabelecem metas e se enchem de esperança para um ano repleto de conquistas e crescimento Ao falar de desenvolvimento humano, não basta sonhar com o que desejamos; é essencial m

 
 
 
Um ano de Gratidão, Esperança e Caminho Sereno

À medida que encerramos mais um capítulo, sinto o coração cheio de gratidão por tudo que nos trouxe. O ano que passou foi uma coleção de momentos — alguns desafiadores, outros luminosos — que, juntos,

 
 
 
Vivendo em Estado de Presença

Em um mundo repleto de distrações, viver em estado de presença é um desafio constante. Joe Dispenza, renomado autor e palestrante, nos ensina que a verdadeira transformação começa quando nos libertamo

 
 
 

Comentários


Para motivações semanais

Obrigado pelo envio!

© 2035 por Stela Mendes. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page