Despertando a Consciência: O Caminho para a transformação pessoal e coletiva
- mariaclaudialeite
- 2 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2025
Há duas semanas venho conversando com uma amiga, sobre a possibilidade de criarmos um grupo para estudarmos sobre a consciência. Este é um assunto que vem sido discutido desde 1890 com a fundação da primeira escola de psicologia por Wundt, mas nesse blog à idea é só trazer um lampejo sobre o assunto como aplicação prática para nosso dia a dia.
Nesse mundo acelerado em que vivemos, a busca por equilíbrio e propósito é uma constante, como coach pessoal trabalhamos o desenvolvimento do SER, primeiro no conceito da Consciência Individual e depois sua responsabilidade no contexto da Consciência coletiva.
A Consciência individual é o ponto de partida para a autodescoberta. Trata-se de uma profunda compreensão de quem somos, nossos valores, crenças que são nossas verdades pessoais e nossas emoções. Aos nos tornamos mais conscientes de nossas ações e pensamentos, começamos a identificar padrões que nos limitam. O primeiro passo é olhar para dentro, com a prática da Meditação, da escrita reflexiva e em algumas situações a terapia, passam a ser ferramentas poderosas para trabalhar o nosso autoconhecimento.
Faz parte nesse contexto abraçar quem somos, inclusive as imperfeições. Estas por sua vez passam a ser alicerce para a verdadeira mudança, pois abrimos espaço para a cura e o crescimento.
Chegaremos o momento que começaremos a perceber nosso papel em um contexto maior e como nossas ações impactam na comunidade e no mundo. Cultivar a conexão e a empatia nos permite ver o mundo através dos olhos dos outros, participamos de grupos comunitários, por sinal, faço parte de muitos mas na maior parte na linha espiritual, acredito que eles nos fortalecem a sermos mais humanos e passamos a orar uns pelos outros. Esse contexto pode se estender ao nosso meio ambiente, quando começamos a separar adequadamente o lixo orgânico do reciclável, já começamos a fazer parte de um novo estilo de vida. Quando morei no Canadá, eu via que eram descartados em sacos especiais, os materiais que poderiam ser reciclados e tinha um incentivo financeiro para a prática. Essa temática com certeza será o centro das notícias nos próximos meses por conta da COP 30 - Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.
Por fim e não menos importante, a educação e o diálogo promove conversas sobre questões sociais e culturais, pois o que importa é fomentar um senso de unidade e ganho mútuo.
O mundo ideal é quando conseguimos unir esse mundo individual devidamente trabalhando com o coletivo com o pensamento em projetos que visem um mundo mais harmonioso e sustentável para todos. Existe uma música antiga que começa dizendo: "a Paz no mundo começa em nós". Utilize suas paixões e habilidades para criar projetos ou movimentos que não só beneficiem você, mas também o contexto onde está inserido(a). Seja um agente de transformação e inspire aos demais a serem mais conscientes e a buscarem impactar o mundo positivamente.
A consciência é um ciclo contínuo de aprendizado e crescimento. Ao dedicarmos a essa jornada, não apenas melhoramos nossas vidas, mas também contribuímos para uma existência mais conectada em todos os aspectos.
Gratidão sempre!
Maria Claudia
Comentários