Bushidô como estilo de vida
- mariaclaudialeite
- 26 de mar. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr. de 2025
Você já ouviu falar nesse termo antes? Saiba que até o século XIX este estilo de vida norteava a vida dos samurais e até ainda pode ser utilizado até os tempos atuais pois alicerçam valores e virtudes universais. Este código de conduta e ética dos samurais guia ações e valores como disciplina, honra e lealdade. Embora tenha raízes históricas, suas lições continuam úteis na vida moderna, oferecendo ensinamentos para uma vida equilibrada e centrada. Então vamos conhecer os princípios fundamentais: Retidão , Coragem, Benevolência, Respeito, Honestidade e Honra.
Hoje enviei para vocês pela newsletter a frase da Retidão (Gi) , quando a integridade e a justiça deve andar juntas. No dia a dia, isso pode significar resolver conflitos de forma justa seja no trabalho ou em casa e sempre buscar fazer o que é certo. Quando temos retidão tomar decisões corretas e agir com integridade, nesse ponto, suas palavras devem ser condizentes com seu comportamento.
Coragem: Enfrentar desafios com determinação, mesmo diante das dificuldades. Por exemplo, quando decidimos aprender algo novo e que nos deixa totalmente fora da zona de conforto ou superar medos pessoais, que aliás muitos deles, estão na linha dos pensamentos que se tornam automáticos ou "criado" sem embasamento real. Sabe aquele pensamento, e se....?
Benevolência, quando aprendemos a demostrar empatia e ajudar aos demais e no contexto espiritual, pode significar praticar meditação ou se conectar com sua comunidade para apoiar aqueles ao seu redor.
Respeito ao tratar as pessoas com dignidade independente das diferenças sociais e na vida moderna seria mostrar consideração pela opinião dos outros sem fingir entendimento, seria ter uma escuta ativa.
Honestidade é um atributo de ser genuíno e sincero, um exemplo prático seria quando fizéssemos promessas, cumpri-las. Então se não pode cumprir, não prometa, tá?
Honra está comprometido como nossos valores, desenvolver práticas que alimentem nosso crescimento pessoal, por exemplo, a prática da gratidão ou a autorreflexão.
Lealdade quando valorizamos nossas relações e mantermos compromissos com firmeza. Um exemplo, quando podemos apoiar um amigo em tempos difíceis ou ser confiável em um projeto no trabalho.
O bushidô nos convida a viver com intenção e propósito, mantendo harmonia entre o que somos no âmbito espiritual, social e profissional. Ele não é apenas um conjunto de regras, mas uma filosofia que, quando aplicada, cria um impacto positivo no cotidiano e no mundo ao nosso redor. Analise seu estilo de vida atual e verifique se você aplica os de forma prática, se ainda não, te convido a vivenciar na tua vida.
Se quiser, posso expandir ainda mais sobre algum dos princípios ou trazer exemplos de situações específicas. Só dizer!
Gratidão por poder compartilhar
Maria Claudia
Comentários