A necessidade é a mãe da invenção
- mariaclaudialeite
- 26 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jun. de 2025
Nossa sociedade está em processo de transformação em todas as áreas e isso vem impactando nossa vida no âmbito pessoal e profissional. Nesse contexto, nunca se foi tão útil desenvolver as chamadas soft skills. São habilidades comportamentais a serem desenvolvidas e que são muito valorizadas no mercado e também impacta sua vida pessoal, pois não existe dois cérebros, não é?
Existem muitas delas mais aqui quero dar enfoque na criatividade, esta assim como a comunicação pode ser desenvolvida. Um exemplo prático, é fazer um brainstorming em grupo quando se precisa resolver um problema no trabalho, ou em um grupo de discussão trazer alguma ideia e conversar em grupo sempre enriquece com a experiência dos demais, ser proativo, ser curioso, questionar o que está acontecendo com você ou no teu meio, enfim, trazer soluções inovadoras que não se tenham tentado antes.
Entretanto, aliada a essa ideia vem as questões emocionais que precisam ser trabalhadas, pois o medo pode nos estagnar ou nos alavancar nas tomadas de decisões e na ação necessária para o alcance dos objetivos.
Quando o medo, é uma emoção que nos prepara para situações de perigo ou ameaça real, passa a ser uma resposta natural e saudável que ajuda a evitar perigos, no entanto, quando passa a ser desproporcional ou irracional, passa a ter paralisar e interferir na qualidade de vida.
No entanto, quando você escolhe enfrentar seus medos diante de situações adversas que não implicam risco para sua vida, esta passa a desenvolver as suas habilidades tais como resiliência, pensar com foco e determinação, enfim, fazendo a evolução do teu Ser. Aliado a isso o conhecimento aplicado, surgem novas possibilidades para a solução de problemas adversos.
Não é a toa que o dito popular resume bem essa situação: A necessidade é a mãe da invenção. Ela abrange uma verdade fundamental sobre a criatividade humana, pois quando nos deparamos com o desafio somos impulsionados a buscar soluções inovadoras, transformando obstáculos em oportunidades.
Agora te pergunto : você está disposto(a) a desenvolver uma estratégia diante de uma situação desafiadora?
Comentários